FAQ

Lives e Webnars ANCP

DÚVIDAS FREQUENTES

Tire todas as suas dúvidas em relação aos serviços prestados pela ANCP, Associação, Comitês, eventos e outros. Clique num botão abaixo para selecionar a categoria em que deseja sanar as suas dúvidas.

Cuidados paliativos

O objetivo é amenizar a dor e o sofrimento, sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual. Isso exige uma equipe que integra todas as áreas da vida da família e do indivíduo que necessita desse tipo de apoio, de acordo com cada caso.

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos está realizando o mapeamento dos serviços de cuidados paliativos no Brasil. O Atlas dos Cuidados Paliativos Brasileiros atualizado está disponível no site da ANCP e pode ser acessado pelo Onde Existem Cuidados Paliativos.

A prática de Cuidados Paliativos não significa eutanásia, e não tem relação alguma com o trabalho de Cuidados Paliativos. A eutanásia é proibida por lei em nosso país, sendo considerada crime. Os princípios e boas práticas de Cuidados Paliativos encontram-se disponíveis em nosso site.

A prática da Medicina Paliativa é regulamentado por resoluções emitidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e considerada área de atuação pela Associação Brasileira de Medicina (AMB). A lista com os nomes de todos os médicos que possuem título de suficiência em Medicina Paliativa está disponível aqui.

Não, pois os Cuidados Paliativos, de acordo com definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), editada em 2002, são uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, ou seja, há muito o que fazer. Para tanto, é necessário avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.

A prática da Medicina Paliativa é regulamentada por resoluções emitidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e é considerada área de atuação pela Associação Brasileira de Medicina (AMB). A lista com os nomes de todos os médicos que possuem título de suficiência em Medicina Paliativa está disponível aqui no site na página ESPECIALISTAS EM MEDICINA PALIATIVA. Informamos que a lista contém os nomes dos médicos aprovados no exame de suficiência em Medicina Paliativa (subespecialidades), entre 2012 e 2019.

Ainda não existem normas ou regulamentações específicas do Ministério da Saúde ou outros órgãos referentes a Hospices. A maioria dos Hospices deve enquadrar o CNES como clínica geriátrica ou como hospital. Recomendamos que consulte alguns sites internacionais que possuem informações sobre os serviços de Hospice e podem ajudar: Center to Advance Palliative Care  e Get Palliative Care.

ASSOCIADOS

Acesse a página de BENEFÍCIOS DE ASSOCIAR-SE, confira todas as vantagens, veja a categoria em que você está integrado e associe-se.

Os benefícios de ser um Associado ANCP são diversos, seja você Pessoa Física ou Jurídica. Como Associado, é possível se desenvolver profissionalmente, encontrar oportunidades de trabalho, acessar materiais exclusivos e muito mais. Além disso, você contribui com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, a principal entidade de representação multiprofissional desta área no Brasil. Para conferir todos esses benefícios, acesse a página BENEFÍCIOS DE ASSOCIAR-SE.

O aluno ser associado à ANCP é diferente de ter uma liga cadastrada.

Seguindo o estatuto da ANCP, o aluno ser associado implica em poder participar e ter direito a voto nas assembleias, ter desconto especial nos eventos, acesso a área restrita de associacos, além de poder participar de comitês.

Já foi criada uma categoria especial para estudantes, chamada “aspirantes”, com valores menores, para que possam se associar e participar ativamente da ANCP.

Por favor, envie sua solicitação clicando aqui.

Eventos

É imprescindível preencher corretamente o formulário disponível na página de EVENTOS. Assim que for recebido, é encaminhado para o e-mail da diretoria científica da ANCP para avaliação. Assim que for feita análise, um e-mail será enviado com informações sobre a divulgação

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) apoia eventos, mediante análise de solicitação. Por favor, envie sua solicitação pelo formulário disponível na página de EVENTOS. Assim que for recebido, é encaminhado para o e-mail da diretoria científica da ANCP para avaliação. Assim que for feita análise, um e-mail será enviado com informações sobre a divulgação.

Para que tenha acesso a todos os eventos de Cuidados Paliativos realizados ou apoiados pela ANCP, acompanhe a página de EVENTOS.

Ligas acadêmicas/
Estudantes

O cadastro de ligas é gratuito e tem 2 benefícios: A divulgação da liga no site da ANCP, podendo ser facilmente encontrada por interessados e desconto especial para graduandos ligantes nas inscrições dos congressos nacionais.

O aluno ser associado à ANCP é diferente de ter uma liga cadastrada.

Seguindo o estatuto da ANCP, o aluno ser associado implica em poder participar e ter direito a voto nas assembleias, ter desconto especial nos eventos, acesso a área restrita de associacos, além de poder participar de comitês.

Já foi criada uma categoria especial para estudantes, chamada “aspirantes”, com valores menores, para que possam se associar e participar ativamente da ANCP.

Atualmente no Brasil existem diversos cursos de especialização em Cuidados Paliativos, porém como a ANCP não avalia seus conteúdos ou emite selos de aprovação, sendo assim, não indica cursos específicos.

Aqui no site é possível encontrar diversos materiais, dentre eles estão nossa revista LAPC Journal, Lives e Webinars, Pallicasts, além do conteúdo exclusivo para associados dentro da plataforma.

SERVIÇOS EM CUIDADOS PALIATIVOS

Para que possamos incluir seu serviço no mapa, pedimos que preencha as informações solicitadas em formulário que pode ser acessado clicando aqui. O preenchimento preciso é imprescindível para a correta disponibilização das informações no Atlas.

Sugerimos para o seu projeto, como referência principal, o MANUAL DE CUIDADOS PALIATIVOS DA ANCP, 2ª VERSÃO. Ele conta com várias referências internacionais e nacionais sobre como desenvolver um projeto de Cuidados Paliativos.

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos está realizando o mapeamento dos serviços de cuidados paliativos no Brasil. O Atlas dos Cuidados Paliativos Brasileiros atualizado está disponível no site da ANCP e pode ser acessado pela página ONDE ENCONTRAR CUIDADOS PALIATIVOS NO BRASIL.

Os Cuidados Paliativos atuam em áreas da vida do paciente e da família nas mais variadas formas, sejam elas de origem física, psicológica, social ou espiritual.

A ANCP é uma associação científica que tem entre suas finalidades congregar e coordenar profissionais da área de saúde e de outras áreas do conhecimento interessados na pesquisa, no estudo e na implementação dos Cuidados Paliativos, dessa forma, estimulamos a participação de outros profissionais que não sejam da área de saúde através de instituições de saúde que tenham programas de voluntariado ou iniciativas semelhantes.

Entretanto, uma vez que o exercício dessa prática sem o apoio de profissionais de saúde, pode ser considerada ilegal, sujeita a regulações e penalidades.

Caso em sua cidade não exista um serviço de Cuidados Paliativos, sugerimos a realização de cursos de extensão para aperfeiçoamento.

Os comitês são grupos de trabalho compostos por profissionais da área de saúde, associados e adimplentes à Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) sobre um determinado tema. Possuem o objetivo de apoiar a assistência, a educação permanente e o desenvolvimento profissional continuado, a crítica científica e a pesquisa, pelos profissionais envolvidos com Cuidados Paliativos. Os comitês que já estão em atividade poderão ser conhecidos através do link Comitês.